Dicas para fazer fotolivros das suas viagens
- blanco-fotografia
- 5 de jan. de 2017
- 3 min de leitura
Férias acabando, retorno de viagens e uma infinidade de lembranças, experiências, histórias e imagens na memória e… nos cartões de memória.
Claro que algumas já foram compartilhadas nas redes sociais pra fazer aquela invejinha boa pros amigos ou pra dar dicas de lugares novos, mas… e depois? Tudo fica no HD, dentro de alguma pastinha que sempre acaba se perdendo no meio de um monte de outros arquivos ou então num CD de backup que acaba riscando na gaveta ou se perdendo no tempo.
Como fazer para eternizar momentos tão especiais e dividir com os amigos em reuniões divertidas em casa, no bar, no trabalho ou pra relembrar depois de algum tempo… sem precisar de uma conexão, de um computador ou de um tablet?
Pensando nisso é que veio a ideia de fazer um fotolivro pra cada viagem, passeio ou data especial que vivemos em família.
É simples e rápido fazer um fotolivro. Escolha suas melhores fotos e com a ajuda de um software (disponibilizado gratuitamente pela empresa que produzirá o fotolivro), escolha o tipo de livro que deseja: revista, livro quadrado, livro retangular horizontal ou vertical, com fotos panorâmicas ou como tirinhas de quadrinhos. Depois é só arrastar, posicionar, enfeitar com molduras, fundos e legendas ou escolher um template pronto e… voilá: Um belo livro, com as melhores imagens que marcaram nossas vidas de uma forma palpável e durável.

COMO CONTAR SUA HISTÓRIA NUM ÁLBUM DE FOTOS!
1) qual o tema da sua história?
Uma viagem, aniversário, namoro, casamento, fotos que você tirou pra um projeto, feira livre, ruas de São Paulo… Qualquer tema vale! Escolheu? então vamos pro próximo passo!
2) decida o formato que vai fazer seu álbum
só fotos, fotos + texto + colagens, etc. Isso ajuda a conseguir terminar o que você está querendo fazer!!
Você pode querer fazer algo com mais detalhes.. ou só com fotos! Pense bem e invista tempo nesta decisão (ela é a base de tudo para sair bem legal).
3) escolha as fotos
aqui vai tempo.. não tem jeito. Mas pode ser um tempo divertido, gostoso e relaxante! Vai depender de você. Entāo:
– não faça correndo;
– esteja num lugar confortável (e alimentada… gente com fome faz correndo!);
– se permita em fazer isso mais de um dia – assim você garante mais tranquilidade e boas escolhas! Mente fresca faz bem pra decisões;
– depois de terminar de escolher, olhe tudo de novo para ver se faz sentido;
– e a melhor dica: não queira colocar tuuuuudo no álbum. Selecione o que conte a sua história e as fotos que você mais gosta (claro!). Tenha certeza de que se alguém ver as fotos na sequência que você vai montar consiga entender a história.
– não tenha dó de tirar fotos. As vezes fica muito igual… mesmo se estiver lindo. Pode ser cansativo pra quem olha! Mas também não ponha muito poucas.
4) hora de decidir o tipo de álbum!
-Fotolivro ou colado?
Fotolivro: você vai diagramar no computador. Nada difícil. E com várias opções de fundos, texturas, adesivos fakes, etc. Você precisa saber que tem tempo de entrega depois de terminada a impressão, que vai precisar ser criativo e mexer em software.
Colado: Se for colar algo além da foto, a melhor opção é o colado. Este tem mais cara de artesanal. Você precisa saber que vai precisar de fita dupla face(ou cantoneira), tesoura, canetas coloridas, adesivos.
-Quantas páginas você vai querer? pense nisso de acordo com a sua ideia. Isso tudo interfere na quantidade de páginas e tamanho que você precisa. Pra saber a quantidade exata, precisa já pensar em como vai montar (o que em cada página!). Ou dê de louco(a) e saia montando com uma vaga ideia de quantas páginas vai precisar. Ou ainda faça o contrário: “meu álbum tem 20 páginas.. o que cabe aqui?”
E pra ajudar, dicas pra estimular sua criatividade:
– cole selo, bilhetes, ingresso de show ou cinema, conta de um restaurante… para deixar seu álbum com mais cara de real, mais próximo da história.
– tem alguma música que é a cara do seu projeto, aniversário, ou qualquer que for o tema do seu álbum? Então escreva a letra!
– esteve em várias praias? liste estes nomes!!
– alguma comida diferente? não tem foto? desenhe, descreva – cores, cheiro, textura – ou ache uma imagem na internet! Mas tente ser irreverente.. a ideia de descrever é legal e estimula quem escreve e quem lê a imaginar!
– quer ver algumas opções de álbuns? veja este post!
Enfim… mãos a obra (de arte!)
Comments